sexta-feira, 29 de maio de 2009

Perguntas e Respostas

Vou reunir aqui neste tópico perguntas feitas na shoutbox onde podem deixar comentários, perguntas, dizer o que quiserem... pelo menos fica arquivado para quem tiver dúvidas semelhantes!

28 Mai 09, 22:55
Teresa: Tenho uma dúvida, utilizo normalmente para fazer o pão, as misturas do continente e farinha tipo 65 para usos culinários. Posso utilizar farinha autolevedante ou não é aconselhável? Obrigada

ReceitasMFP: Teresa, se está a pensar na farinha branca de Neve, que trás fermento, essa não deve ser utilizada para fazer o pão, porque a forma deste fermento actuar é diferente. As únicas farinhas autolevendantes que pode utilizar para fazer pão são aquelas que trazem escrito na embalagem que são próprias para máquina do pão, porque já tem o fermento certo adicionado para fazer pão.

19 Mai 09, 20:53
Floriano mesquita: Tenho uma maquina de pão. O livro de receitas tráz referencias de farinha que eu gostava de saber as equivalencias que são:tipoe 550, 997 ,1050, 405, 812.

ReceitasMFP: Em investigação... sei que esses números são usados em receitas italianas, e que quanto maior o número, mais glúten tem, logo melhor é para o pão (tal como a nossa T65 é melhor para o pão que a T55).

19 Mai 09, 18:11
Luis: Boa tarde! dá para substituir o leite em pó por leite liquido? obrigada

ReceitasMFP: Olá, sim podes substituir o leite em pó por leite líquido, mas depois tens de meter menos água, de forma a que o total da quantidade de líquidos continue correcto.


15 Mai 09, 14:29
João: como fazer o pão na mfp ficar + esponjoso?

ReceitasMFP: Olá João! Se o teu pão fica muito consistente e muito compacto, precisas de adicionar mais um pouquinho de fermento. Isso já me aconteceu com as farinhas do LIDL, cujo fermento já não actuava bem.

15 Mai 09, 00:08
Luís: Olá a todos!
Antes de mais quero dar os parabens ao criador deste bolg... e tenho uma duvida, normalmente deixo a mfp programada para ter pão fresco de manhã. posso utilizar por exemplo a receita do pão com pepita de chocolate?

17 Mai 09, 16:13
ReceitasMFP: Olá Luís! Obrigada pelos elogios! Sim, podes deixar a máquina programada com a receita do pão de pepitas, eu já o fiz dessa forma :D

13 Mai 09, 15:27
Filipa: Gostaria de saber se alguém tem receitas de comida para a MFP :D

17 Mai 09, 16:12
ReceitasMFP: Olá Filipa! Tenho algumas receitas de comida para a MFP aqui no blog, procura em Receitas de Carne, em Receitas de Peixe e em Receitas de Acompanhamentos. Podem deixar mais receitas nos comentários!

8 comentários:

  1. 1 falangeta de fermento de padeiro equivale a quanto?? Parabens pelo blog! tá um espetaculo!

    ResponderEliminar
  2. A falangeta é a cabeça do dedo (por ex. do dedo indicador). Aqui está uma imagem que mostra o que é a falange, falanginha e falangeta: http://www.niltonschutz.com/quiromancia.htm

    Fui medir ao fermento que ali tenho quantas gramas são uma falangeta de fermento: à volta de 12g, que é metade de um pacotinho de fermento de 25g.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito do blog. Mas tenho uma pergunta: eu faço o pão na máquina há pouco tempo, mas normalmente passo a lâmina por um pouco de óleo para que o pão não se agarre. No entanto quando tiro o pão da cuba, a lâmina vem atrás...alguém me sabe ajudar?

    ResponderEliminar
  4. Como trocar o leite em po por leite liquido,qual a quantidade certa?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      quando uma receita pede leite em pó, é para tirar partido dos benefícios do leite, sem adicionar mais líquidos à receita. Por isso, não deveria fazer essa troca.

      Eliminar
  5. Olá!
    Comprei uma máquina de pão e até agora todo pão que faço ele murcha. Cresce e murcha no meio. Estou seguindo a risca as receitas do livro, mas sempre acontece isso. Alguém saberia me informar o que pode ser feito pra solucionar o problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderá ser fermento de padeiro a mais. Com fermento a mais, o pão ganha mais ar cresce demasiado e depois não tem estrutura para segurar o pão, e abate. Experimente assim, reduzir o fermento.

      Eliminar

Blog Widget by LinkWithin