sexta-feira, 17 de abril de 2009

FAQ: Perguntas Frequentes

Fez-se o pão ou o bolo, ou o que quer que seja que se pretendia cozinhar na máquina de fazer pão (MFP) mas alguma coisa deu para o torto, houve um problema qualquer e a receita não saiu como se esperava.
Vou aqui enumerar algumas perguntas frequentes do que pode acontecer, e respectiva solução nesta nova secção de FAQ (Frequently Asked Questions).

1. O meu pão não cresce na MFP. Porquê?
Logo à partida vê-se que houve um problema qualquer com o fermento, porque é o fermento o responsável pelo crescimento do pão.

Solução A:
Pode ter-se dado o caso de se ter utilizado uma farinha pré-preparada, ou seja, já contém a adição do fermento, mas devido a humidade ou mesmo devido a ser uma farinha que demorou mais a vender, fez com que o fermento que já trás incluído perdesse a sua acção. Logo quando se vai utilizar esta farinha pré-preparada, o fermento não vai actuar e o pão vai ficar pequenino. Isto já me aconteceu com farinhas do LIDL.
Se deu conta que a farinha pré-preparada perdeu o fermento, ao utilizar farinha daquele pacote e tiver como resultado um pão que não cresceu, pode juntar ao próximo pão que fizer com aquele pacote de farinha, uma colher de sopa de fermento seco (Fermipan, Vahiné,...) ou então uma falangeta de fermento de padeiro.

Solução B:
Se utilizou fermento de padeiro, tem de ter em conta que ao comprar fermento de padeiro deve logo utilizá-lo ou manter no frio durante umas horas até ao momento de utilização. Se comprou fermento a mais, deve separar o fermento restante em doses individuais e congelar. Para utilizar fermento que congelou, deve retirá-lo do congelador e desfazer em água morna, que é a água com a qual fará o pão e fazer o pão logo de imediato - não usar o temporizador senão o fermento perderá a sua acção.
Tenha em atenção que se utilizar fermento de padeiro fresco, sem ter passado ainda pelo congelador, e utilizar o temporizador, deve colocar o fermento por cima da farinha evitando assim o contacto com a água e com o sal. O contacto com a água e com o sal fará com que o fermento entre em acção.

5 comentários:

  1. Que quantidade de agua tenho de meter para 500g de farinha do lidl?

    ResponderEliminar
  2. Quando eu comprava as farinhas do LIDL, dizia no pacote qual a quantidade a usar. Na altura, dizia que eram 350ml. Acho que entretanto o LIDL mudou de marca de farinha, mas não voltei a comprar no LIDL porque não gostei muito dos pães feitos com a farinha do LIDL.Por isso agora não sei se nesses pacotes continua a dizer os 350ml de água ou não.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, Que quantidade de fermento de padeiro devo utilizar para substituir uma saqueta de Vhiné?

    ResponderEliminar
  4. 12g costuma ser a quantidade necessária para um pão de 750g (500g de farinha)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado pela resposta :) tem sido útil o site para descobrir o que fazer com a minha MFP

      Eliminar

Blog Widget by LinkWithin
Pin It button on image hover