segunda-feira, 2 de março de 2009

Massa Sovada na MFP

Finalmente achei a receita da Massa Sovada na máquina de fazer pão. Anteriormente publiquei uma receita de pão sovado mas fiquei na dúvida se a receita que eu procurava era aquela.
Esta é indicada por uma são micaelense, da ilha de São Miguel, Açores, logo esta tem de ser aquela receita gostosa que eu procurava.

Ingredientes:
3,5 dl de leite
2 colheres de sopa de aguardente
raspa de limão
1 colher de café de sal
25 g de manteiga
25 g de banha de porco
1 ovo + 1 ovo para pincelar
130 g de açúcar
550 g de farinha
11 g de fermento de padeiro seco ou uma tablete de fermento fresco de padeiro

Preparação:
Amornar o leite e colocar pela ordem indicada na máquina de fazer pão. Após amassar, retirar e deixar levedar, o ideal como é feito na ilha era deixar levedar durante a noite bem embrulhada em mantas, e só no dia seguinte é que se forma o bolo ou bolos depende do tamanho da forma, dá-se um corte com tesoura de 1 cm de profundidade em cruz, põe-se na forma, pincela-se com o outro ovo batido. Levar ao forno quente 150º por 1 hora.
Quem não quiser por a levedar durante a noite, deixe levedar em local aquecido até dobrar de volume, ou então faça metade da receita na MFP e use o programa de 3 horas.

Resulta num pão tipo mais para bolo de massa leve e fofa, muito parecida ao pão doce. É muito utilizado nas Festas do Espírito Santo, Páscoa nas festas da freguesia e Natal. Quando há casamentos é o tipo de bolos que os noivos oferecem aos convidados, nessas alturas são feitas em quantidades enormes com 40 kg ou mais de farinha, acompanhados de um pratinho de arroz doce e embrulhados em papel de oferta transparente e fitinha. Esta é pelo menos a tradição.

Receita retirada de Manjar de Ideias Doces e Não Só

Reblog this post [with Zemanta]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog Widget by LinkWithin